sábado, 8 de outubro de 2011

Verdade e mentira

Essa semana uma discussão sobre o que é verdade e mentira dominou a pauta dos blogs xiquexiquenses. Abaixo segue um lindo cordel, de Chico Buarque de Holanda, sobre o tema, em que se conclui que verdade e mentira são as donas da razão. Interessante. Isso leva O Xiquexiquense à confirmação de que "os fatos são feitos" ou, como dizem os franceses, "lês faits sont fait". Ou seja, cada um constrói e descreve o fato a sua maneira, a partir de sua visão da realidade, sendo difícil distinguir a verdade da mentira, enquanto não existirem provas. O xiquexiquense, beradeiro, diria, então, com a mesma sabedoria que "cada um puxa a sardinha para sua brasa". Logo, chamar o seu ponto de vista do acontecimento de a verdade é um tanto de soberba, quando não se apresenta a comprovação.




VERDADEIRA EMBOLADA 
Chico Buarque e Edu Lobo

A verdade que se preza
É fiel que nem um cão
A de César é de César
A de Cristo é do cristão
A mentira anda na feira
Vive armando confusão
Cheia de perfume, rebolando na ladeira
De mão em mão

A mentira e a verdade 
São as donas da razão
Brigam na maternidade
Quando chega Salomão
A razão pela metade
Vai cortar com seu facão
Vendo que a mentira chora e pede piedade
Dá-lhe a razão

Na realidade
Pouca verdade
Tem no cordel da história
No meio da linha
Quem escrevinha
Muda o que lhe convém
E não admira
Que tanta mentira
Na estação da Glória
Claro que a verdade
Paga a passagem
E a outra pega o trem

A mentira, me acredite
Com a verdade vai casar
Se disfarça de palpite
Pra verdade enfeitiçar
Todo mundo quer convite
A capela vai rachar
Pra ver a verdade se mordendo de apetite
Ao pé do altar

Na verdade cresce a ira
A mentira é só desdém
A verdade faz a mira
A mentira diz amém
A verdade quando atira
O cartucho vai e vem
A verdade é que no bucho
De toda mentira
Verdade tem

Um comentário:

  1. Prezado prefeito:
    Estava nas proximidades do PAPP na última quinta- feira (06/10/2011) quando da reunião com diretores e vice diretores das escolas públicas e , claro, não pudemos ( formou-se uma pequena plateia) deixar de ouvi-lo mandar dezenas de mães e pais de família olhar-se no espelho e ver se mereciam estar nos seus respectivos cargos. Se todos o fizessem chegariam à triste constatação:
    Como pude votar e pedir por esse homem que incapaz de respeitar o próximo? Que não sabe o valor da família? Que não se condói com a doença do outro? Que se destrata gestores publicamente certamente seus funcionários nas escolas farão o mesmo? Que ameaça com demissões? Que não se informa sobre o que acontece em cada escola (sem intermediários)? Que não sabe que centenas de crianças serão aprovadas p/ a série seguinte sem conhecer uma letra? Que não sabe que esta foi a única cidade que fez a transição para o ensino de 9 anos extinguindo séries e APROVANDO INDISCRIMINADAMENTE? Que está é a única cidade que NÃO TERÁ um único aluno CONSERVADO no ensino fundamental 1? Que a reorganização feita pela semec não agradou a pais, professores e alunos? Que a semec libera licença prêmio a quem lhe convém, sem respeitar a lei? Que se os recursos do FNDE vêm diretamente para as escolas, não PODEM, nem DEVEM ser geridos pela semec? Que se existem os 40 ladrões há um Ali Babá?
    É prefeito, sua excia tem razão, temos que olhar no espelho e ver que somos responsáveis pelas nossas escolhas principalmente na hora do voto, porque Narciso acha feio o que não é espelho!

    ResponderExcluir

Quando for comentar, seja respeitoso! Boas maneiras não prejudicam ninguém.