Que a educação pública no Brasil é uma das piores do mundo, todos já sabiamos. São recorrentes notícias de desvio de dinheiro público da merenda, que estão agora levando à prisão prefeitos, secretários e empresários, como também são recorrentes a informação de que a qualidade do ensino é péssima, seja porque o professor não consegue ensinar ou porque o aluno não se interessa em aprender. A comprovar tudo isso estão as baixas notas das escolas públicas nas avaliações do Enem e da Prova Brasil.
Mas, semana passada, esse cenário recebeu nome, sobrenome e números. A professora de uma das escolas públicas de Natal, Rio Grande do Norte, Amanda Gurgel, inscreveu-se para falar na Assembleia legislativa daquele estado em audiência pública que cuidava da greve de professores até então instalada. Ficou para história um valioso registro de uma educadora inteligente, plenamente consciente do contexto em que está inserida e corajosa para ser a voz de milhões de professores que sofrem em silêncio as mesmas dificuldades.
Milhões mesmo, porque a realidade da professora Amanda sem sobre de dúvida é pelo menos a mesma de professores do nordeste, da Bahia e também de Xique-xique! Xique-xique, sim. O Xiquexiquense tem ouvido de professores de nossa cidade que dentro de sala a realidade é bem diferente do que se apregoa na propaganda oficial do governo de Xique-xique. São professores que têm que se virar com os poucos recursos pedagógicos que lhe são oferecidos.
Uma professora do ensino infantil de escola municipal recentemente nos relatou sobre a condição do anonimato que recebia da diretoria uma caixinha de massa de modelar para durar um mês inteiro. Isso em uma sala com pelo menos 30 crianças de 3 a 4 anos! A caixa tem 12 cores, 180 gramas e custa R$ 2,00 no comércio. Agora, se é assim como a massa de modelar, imagine quais são os outros recursos pedagógicos daquela turma? Nenhum. Mas, por fora a parede do prédio está repintada.
Por fim, só outra pergunta, será que a Câmara de vereadores de Xique-xique teria a coragem de abrir os microfones para todos os professores em uma audiência pública sobre a educação municipal, como o fez a Assembleia do RN? Será? Segue, enfim, o vídeo com as declarações históricas da corajosa professora Amanda Gurgel.
sem dúvida...uma professora que fala com prioridade sobre a verdadeira situação da educação , principalmente dos professores do Brasil!!!
ResponderExcluir